quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Grilos Do Raul - Alfabeto do Matematiquês

Alfabeto do Matematiquês - Página 01

***  Ver Fotos Históricas ***   Esclarecimentos Iniciais 
Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália, 28 de agosto de 2015.
Caros Amigos,
Saudações Matemáticas,
*        Desde 1972, quando entrei em sala de aula pela primeira vez, as pessoas que acompanharam a minha preocupação com as dificuldades que apresentavam e o Passo-a-Passo deste Projeto, sabem que meu único objetivo tem sido o de facilitar a aprendizagem da Matemática, especialmente para as crianças na faixa dos Oito aos Dez Anos, o Pessoal da E.J.A.. e o quanto ele é importante no desenvolvimento das Operações de AdiçãoSubtraçãoMultiplicação, Divisão e as que envolvem os Conhecimentos Aritméticos, até mesmo os Logaritmos, em parceria com os Traçados Geometricos!!!...
*        Agora, finalmente, decidi repassá-lo ao Público, com o título de “Alfabeto do Matematiquês”, na certeza de que ao menos algumas pessoas serão beneficiadas, não porque seja o meu ponto de vista, mas porque todos os que o viram, foram beneficiados de alguma maneira!!!...
* Devo esclarecer que este Projeto já se encontra também no FACEBOOK, com o título de “Raul Santos – Alfabeto do Matematiquês”, à disposição dos interessados:
*        Pelo tanto, a partir deste momento, não tenho mais como recuar e, por isto, submeto-me às críticas favoráveis ou desfavoráveis, pois, de qualquer modo, o verdadeiro objetivo é o de aperfeiçoar cada vez mais o conhecimento Matemático dos nossos Aprendizes!!!...
*        Aos que concordarem, o meu Muito Obrigado, pelo incentivo!!!...
*        Aos que não concordarem, Muito Obrigado pelas críticas, desde que sirvam para ajudar os nossos Jovens!!!...
Meu Abração Fraternal,
Raul Santos
************************************************************************************
 Justificativas Necessárias   
Eis, nestes Três Vídeos,
a Força dos Meus Argumentos!!!...
*****************************
Enquanto uma Criança é tratada com Chacota,
Zé Carlos, nada sabe
https://www.youtube.com/watch?v=XMqmEWDLHx0 
(Apesar da Brincadeira, percebemos
um certo tom de ironia, causada
pelo Desconhecimento Didático).
a Outra, com seu Potencial de Gênio 
é tratada com Desprezo e Falsas Promessas
https://www.youtube.com/watch?v=pdOC6M2D6yY
(O que, Definitivamente, vai de encontro 
ao que há de Mais Sagrado 
no Estatuto da Criança e do Adolescente,
especialmente, em se tratando 
de uma Senhora, e Governante).
**************************************************************************************
Esta Tabela foi elaborada por
Kaylane Renata (foto), em
Mutum Paraná, Porto
Velho, Rondônia.
Kaylane Renata 
abraçada ao Papai Noel,
em Ariquemes, Rondônia.
E, principalmente, 
o agradecimento especial
à jovem Kaylane Renata,
que, aos Seis Aninhos, 
construiu esta Tabela, pois, 
sem sua colaboração indispensável,
este Projeto jamais teria sido 
elaborado, como pode ser 
comprovado por este Vídeo!!!...
https://www.youtube.com/watch?v=3oM6HusNxL8
Kaylane Renata com o Papai José Paulo, em Porto Velho,  
a Mamãe Ingrid Costa, em Mutum Paraná,  
e a Vovó Maria, em Ariquemes, Rondônia .
*******************************************************************************


Alfabeto do Matematiquês - Página 02




 Apresentação 
*   Tenho setenta anos e leciono Matemática desde 1972!!!...
*  Durante a Jornada, percebi a dificuldade que a maioria das pessoas sente nesta aprendizagem, visto que somente os GÊNIOS são notados, enquanto OS BURROS são totalmente alijados, como CASO PERDIDO!!!... 

* E foi,  
"caroneando" aqui e ali, 
baseado sempre no  
CONSTRUTIVISMO GEOMÉTRICO,  
na COORDENAÇÃO MOTORA ,  
na COREOGRAFIA,  
com vistas à INTEGRAÇÃO SOCIAL,  
que consegui elaborar um método tendo  apenas,
como  EQUIPAMENTO DE  SAPA:  

* Um Lápis,  
* Uma Régua de 20 Cm,  
* Uma Esferográfica Azul,  
* Uma Esferográfica Vermelha, 
* Um Pedaço de Cartolina, 
* Uma Tesoura Escolar  e 
* Um Caderno Pequeno, 

que, de acordo com as opiniões das pessoas com quem tenho me comunicado, 
com  o simples diálogo: 
"– Está gostando?  
– Tô!  
– Vai continuar?  
– Vô!  
– Vai desistir? 
– Nãããããããoooooo!  
– Por quê?  
– Ah, porque a gente estuda Matemática brincando!"  
ou então, 
– Ah, porque eu quero aprender Matemática!" ,  
percebi estar no rumo certo e peço, sem frescura, a oportunidade de apresentá-lo, 
antes de fechar os olhos!!!...
Gratíssimo,
Raul Santos
*************************************************************************


Alfabeto do Matematiquês - Página 03


Primeiros Passos 
*  No Primeiro Passo, o (a) Orientador (a) entrega os lápis e as réguas de 20 centímetros para a Classe, recomendando que deverão ficar naquela posição (voltadas para cima e com os ZEROS para a Esquerda).   
*   No Segundo Passo, o (a) Orientador (a) 
usará o seu próprio lápis, para indicar as  posições do ZERO e do DEZENOVE. 
No Terceiro Passo, depois que toda a Classe houver entendido, o (a) Orientador (a) pronunciará, claramente: 
–  Ponta do lápis no ZERO da régua! 
Observa as posições das pontas dos lápis, e, se corretas, comanda:  
–  Ponta do lápis no DEZENOVE da régua! 
Observa, novamente, e, pergunta, individualmente:
– Qual foi o Primeiro?  
Ao que a Classe, individualmente, após colocar a ponta do lápis sobre a Régua, responde:
– ZERO!  
– Qual foi o Segundo?  
Depois de mostrar, sempre com a ponta do lápis, individualmente, a Classe pronuncia:
– DEZENOVE!  
*************************************************************************


Alfabeto do Matematiquês - Página 04


Utilização da Cartolina 

Meu Amado Filhão Sinval Dantas


* Após demonstrar a utilização
 do lápis na régua, 
o (a) Orientador (a) 
toma a Cartolina 
e dobra-a ao comprido, 
exatamente ao meio. 



* Na sequência, dobra-a em três partes, em forma de Ofício, ficando, portanto, dividida em seis partes 
exatamente iguais.  


*     Para melhor dinamismo 
em relação aos Aprendizes, 
como prova de Coordenação Motora
ao invés de cortar a Cartolina, 
o (a) Orientador (a) rasga-a 
com os próprios dedos. 
*******************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário