Alfabeto do Matematiquês - Página 05
Riscar a Cartolina Para Cortar
Primeira Etapa
Sabendo que poderá estar lidando até com Vinte Aprendizes,
É IMPORTANTÍSSIMO que o (a) Orientador (a)
É IMPORTANTÍSSIMO que o (a) Orientador (a)
em momento algum dê a menor demonstração
de irritação ou cansaço, para que a Aprendizagem
tenha o maior aproveitamento possível!!!...
* Para iniciar o Processo, antes de tudo, é absolutamente necessário considerar que as crianças nunca manusearam uma régua, e é preciso chamar a atenção para o espaço vazio, na régua, que fica fora do zero.

* Em seguida, o (a) Orientador (a) coloca o pedaço de Cartolina ao comprido sobre a Carteira, pedindo que não a retire do local.

Coloca a régua sobre a cartolina, demonstrando que a parte em branco deve estar sempre fora da Cartolina, e combina que deve ser chamado de Ajuste do Zero.
– Ponta do
lápis no ZERO da Régua!
– Ponta do lápis no DEZENOVE da Régua!
– Ajusta o ZERO!
Verifica se todas as réguas estão com os Zeros ajustados, e comanda:
– Desce a Régua para o meio do Papel!
– Ajusta o
Zero!
Verifica se todas as réguas estão com os Zeros ajustados, e diz:
– Marca o
DEZENOVE!
Verifica se
todas as réguas estão com os Dezenoves marcados.
Fim da Primeira Etapa
Fim da Primeira Etapa
*********************************
Segunda Etapa
– Gira a
Cartolina para a Esquerda!
– Ajusta o
ZERO nas Marquinhas!
Mostra as marcas feitas nos DEZENOVES.
Mostra as marcas feitas nos DEZENOVES.
Pacientemente, ensina como marcar e riscar.
– Ajusta o
ZERO!
– Marca o
DEZENOVE!
– Tira a
Régua do Papel!
– Gira a
Cartolina para a Direita!
– Ajusta o Zero!
– Ajusta o Zero!
– Confere o
DEZENOVE, e risca!
Neste ponto, estará completado um Quadrado
de Dezenove Centímetros de Lados.
Entrega uma Tesoura para cada um,
sem tecer comentários, com o objetivo
de observar-lhes a Criatividade.
sem tecer comentários, com o objetivo
de observar-lhes a Criatividade.
*********************************
Alfabeto do Matematiquês - Página 06
Formação do Quadrado Interno
Terminado este Quadrado
de Dezenove Centímetros de Lado,
vamos nos dedicar a outro Interno,
com Onze Centímetros de Lado.
com Onze Centímetros de Lado.
– Ponta do lápis no ZERO da Régua!
Observamos as posições das pontas dos lápis, e comandamos:
– Ajusta o ZERO!

– Ponta do lápis no QUATRO da Régua,


Observamos as posições das pontas dos lápis, e comandamos:

– Ponta do lápis no QUATRO da Régua,
e marca!

e marca!
O (a) Orientador (a) nunca deve se esquecer
de fazer Avaliações, sempre que mudar os Valores
de ZERO/DEZENOVE para ZERO/QUATRO/QUINZE,
e, destes para o ZERO/ONZE,
a fim de aguçar-lhes as Memórias,
perguntando, sempre:
perguntando, sempre:
– Qual foi o Primeiro?
Ao que a Classe, individualmente, após colocar a ponta do lápis sobre a Régua, responde:
– ZERO!
– Qual foi o Segundo?
– QUATRO!
– Qual foi o Terceiro?
– QUINZE!
********************************
Temos, então, Quatro Pontos Referenciais,
que nos permitem traçar o Segundo Quadrado,
de Onze Centímetros.
Ordenamos, então:
– Tira a Régua do Papel!
– Gira a Cartolina Uma Vez!
– Ajusta o Zero nos Pontinhos Superiores!
** Repete a Operação **
– Tira a Régua do Papel!
– Gira a Cartolina Duas Vezes!
– Ajusta o Zero nos Pontinhos Superiores!
– Tira a Régua do Papel!
– Gira a Cartolina Uma Vez!
– Ajusta o Zero nos Pontinhos Superiores!
– Ponta do lápis no QUATRO da Régua,
e marca!
– Risca do QUATRO para o QUINZE!
– Ponta do lápis no QUINZE da Régua,
e marca!
e marca!
** Repete a Operação **
– Tira a Régua do Papel!
– Gira a Cartolina Duas Vezes!
– Ajusta o Zero nos Pontinhos Superiores!
– Ponta do lápis no QUATRO da Régua,
e marca!
– Risca do QUATRO para o QUINZE!
– Ponta do lápis no QUINZE da Régua,
e marca!
e marca!
** Fechamento **
– Ponta do lápis no ONZE da Régua!
– Ajusta o ZERO no Traço da Esquerda!
– Confere o ONZE no Traço da Direita!
– Risca do ZERO para o ONZE!
** Repete a Operação **
– Tira a Régua do Papel!
– Ajusta o ZERO no Traço da Esquerda!
– Confere o ONZE no Traço da Direita!
– Risca do ZERO para o ONZE!
Enfim, um Quadrado
de ONZE centímetros de lado,
dentro de outro Quadrado
de DEZENOVE centímetros de lado.
*********************************
Alfabeto do Matematiquês - Página 07
Quadriculação do Quadrado Interno
Terminado este Quadrado Interno,
de Onze Centímetros de Lado,
de Onze Centímetros de Lado,
vamos passar à Quadriculação Interna,
com Figuras de Um Centímetro de Lado,
com Figuras de Um Centímetro de Lado,
Como sempre, o primeiro passo encontra-se
no uso da Ponta do Lápis no ZERO da RÉGUA.
Assim, ordenamos:– Ponta do Lápis no ZERO da Régua!
– Ponta do Lápis no UM da Régua!
– Ponta do Lápis no TRÊS da Régua!
– Ponta do Lápis no CINCO da Régua!
– Ponta do Lápis no SETE da Régua!
– Ponta do Lápis no OITO da Régua!
– Ponta do Lápis no NOVE da Régua!
– Ponta do Lápis no DEZ da Régua!
Feitos estes Movimentos, comandamos:

o
ZERO!

as
Quatro
Linhas,
de
UM
a
DEZ!
******************************
***** Memória e Coreografia *****
Não
esquecendo
que o Nosso Estudo
é de Matemática,
neste ponto, vamos dar início
ao que realmente interessa no Projeto,
esquecendo
que o Nosso Estudo
é de Matemática,
neste ponto, vamos dar início
ao que realmente interessa no Projeto,
que são o Desenvolvimento da Memória,
aliado à Técnica Coreográfica,
com o intuito de Sociabilizar a Equipe,
Despertar o Espírito de Solidariedade,
com o Mais Forte Protegendo o Mais Fraco,
e, acima de tudo,
Erradicar
Definitivamente
o tão propalado
BULLYING!!!...
* * *
Assim sendo, começamos o Treinamento da Pronúncia:
Definitivamente
o tão propalado
BULLYING!!!...
* * *
Assim sendo, começamos o Treinamento da Pronúncia:
– LÁPIS,
– RÉGUA,
– AJUSTA,
– RISCA!!!...
* * *
Repetimos Cinco Vezes, e pedimos,
individualmente, que repitam,
enquanto não estiverem acertando integralmente.
* * *
* * *
Os que forem aprendendo,
vão ensinando aos que tiverem
certa dificuldade.
Desenvolvimento
da Coordenação Motora
Depois da Memorização, passamos à Parte Prática,
usando o Lápis e a Régua para o Tracejado,
que formará os quadrinhos
de Um Centímetro de Lado,
principalmente, o uso da Borracha.
usando o Lápis e a Régua para o Tracejado,
que formará os quadrinhos
de Um Centímetro de Lado,
sempre da Direita para a Esquerda,
para evitar que algum Ponto seja omitido e,principalmente, o uso da Borracha.
encosta a ponta do Lápis
no Primeiro Ponto Inferior, da Direita.
no Primeiro Ponto Inferior, da Direita.
– RÉGUA,
encosta a Régua
na Ponta do Lápis.
encosta a Régua
na Ponta do Lápis.
Final da Quadriculação do Quadrado Interno.
Usando sempre o critério
da Direita para a Esquerda,
continuam-se a riscar, até o preenchimento
total do Quadro, na Vertical.

Giram-se as Cartolinas e, no mesmo critério de
– LÁPIS,
– RÉGUA,
– AJUSTA,
– RISCA,
para a Esquerda,
iniciam-se o traçado das Perpendiculares,
até que sejam formados Cento e Vinte e Um
Quadradinhos Internos
de Um Centímetro de Lado.
******* Estruturação *******
Após a conclusão Construtivista,
com a Respectiva Aplicação da Coordenação Motora e da Socialização,
damos início à Movimentação Coreográfica Matemática,
que é o Verdadeiro Objetivo deste Estudo,
tenha o maior aproveitamento possível!!!...
com a Respectiva Aplicação da Coordenação Motora e da Socialização,
damos início à Movimentação Coreográfica Matemática,
que é o Verdadeiro Objetivo deste Estudo,
nunca esquecendo, porém, em momento algum,
de que a menor demonstração de irritação ou cansaço,
poderá trazer Bloqueios Terríveis às Mentezinhas Imaturas,
a fim de que a Aprendizagem Matemática
Inicialmente, entregamos a Esferográfica Azul e pedimos que coloquem os Seus Nomes e a Data, na Parte Superior da Tabela.
Na Sequência, trocamos a Esferográfica Azul pela Vermelha, e pedimos que coloquem um XIS VERMELHO no Quadro Superior Esquerdo.
Trocamos a Esferográfica Vermelha pela Azul, e pedimos que escrevam o Algarismo UM no Primeiro Quadro, à Direita do XIS Vermelho.
Apontamos com o Nosso Lápis o Segundo Quadro, à Direita do XIS, e pedimos que escrevam o dois, e sequência.
(Esta Técnica é absolutamente necessária, para evitar o Uso da Borracha).
Pedimos que escrevam o Algarismo UM no Primeiro Quadro, abaixo do XIS Vermelho.
Apontamos com o Nosso Lápis o Segundo Quadro, abaixo do XIS, e pedimos que escrevam o dois, e sequência.
Trocamos a Esferográfica Azul pelo Lápis, fazemos um Pontinho no Quadrado ABAIXO e À DIREITA dos Algarismos de Número UM, Azuis, e pedimos que façam o mesmo, na Diagonal , até o Último Quadrado da Direita.
Trocamos o Lápis pela Esferográfica Vermelha, e pedimos que escrevam o Algarismo UM sobre o Pontinho que fizemos, e o Circulem.
Trocamos a Esferográfica Vermelha pelo Lápis, e pedimos que escrevam o Algarismo DOIS, abaixo do UM VERMELHO.
Na Sequência, pedimos que escrevam do Três até o Dez, abaixo do UM VERMELHO.
Concluída, assim, a Parte Estrutural
do Alfabeto do Matematiquês,
dedicamo-nos, então, às Operações Matemáticas,
iniciando, naturalmente, pela Adição,
o que será explicitado aos poucos,
à medida que os interesses forem surgindo
sobre o assunto!!!...
Muito Sucesso e um Ótimo Proveito
na Aprendizagem do Alfabeto do Matematiquês!!!...
Coroa Vermelha, 15 de Outubro de 2015,
Dia do Professor,
Raul Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário